quarta-feira, 14 de março de 2012

Sadako e os Mill Pássaros de Papel


Sadako e os Mil Pássaros  de Papel


Eleanor Coerr, Editora Z

     Quando adquiri esta obra tinha como objetivo trazer uma literatura que marcasse a lenda do tsuru para as crianças, dando sentido a um dos  origamis mais incríveis que já conheci.
      Porém ao contar a história percebi que alcancei mais que o objetivo de marcar a lenda do tsuru (grou), acabei  mergulhando com as crianças na narrativa forte e cheia de detalhes da vida de uma menina muito corajosa que enfrentou uma doença, “doença da bomba” como trazida pelo livro, com fé, coragem, esperança, amor e muitos sentimentos humanos que são despertados quando percebemos que a vida é muito importante.
     A obra é baseada em fatos reais, como a época da bomba atômica lançada sobre a cidade de Hiroshima onde a personagem estava com apenas 2 anos.

   O livro traz uma profunda mensagem de paz e amor.
   Foi lido para alunos dos quartos e quintos anos e lembrado, anos depois, por adultos que já foram crianças...






MONUMENTO DAS CRIANÇAS À PAZ


Todos os anos no dia da PAZ, 6 de AGOSTO, pessoas de todo o mundo enviam tsurus para o monumento a Sadako em Hiroshima 
     O Monumento das Crianças à Paz, também conhecido como Torre dos Tsurus, foi erguido em 1958, em Hiroshima, no Parque da Paz. No topo do pedestal de granito que simboliza a Montanha lendária de Paraíso Mt. Horai, está uma jovem menina que segura um tsuru nos braços estendidos. Dentro do pedestal há um espaço para os milhares de tsurus feitos de papel colorido, que as pessoas de toda parte do Japão e do mundo, enviam todos os anos como um gesto poderoso de preocupação, devoção e amor. Na base do monumento estão gravadas as seguintes palavras:

"Este é nosso grito, esta é nossa oração: PAZ NO MUNDO"



Passo a passo para fazer o tsuru:

Um comentário: