segunda-feira, 12 de março de 2012

A Vassoura Encantada

A Vassoura Encantada
 

  Autor:  Chris Van Allsburg
  Editora Ática 

         Foi uma grata surpresa conhecer esta história e apresentá-la às crianças. O texto tem uma narrativa muito envolvente, onde o conflito principal, a "vida da vassoura" se desfecha de maneira surpreendente. Não há como não se encantar com esta obra. 

            Atrai crianças de todas as idades !

            Um incentivo à imaginação, à produção de texto com coerência e criatividade e ao discernimento do que é certo e errado quando julgamos alguém ou alguma coisa. 

            Um livro que não pode faltar na sala de aula, na biblioteca particular de nossos filhos, na biblioteca de nossa escola e em todo lugar onde haja um leitor para se ler um bom livro!

Biografia sucinta de Chis Van Allsburg

                                                 


     Chris Van Allsburg nasceu em Grand Rapids, no estado de Michigan, em 18 de junho de 1949. Chris estudou na escola de artes da University of Michigan, e fez seu mestrado na Rhode Island School of Design. Tornou-se um premiado autor de livros infantis, já em seu primeiro livro (The Garden of Abdul Gasazi), que em 1980 recebeu a Caldecott Honor Medal, o mesmo se dando em 1982 e 85, com Jumanji e The Polar Express, respectivamente.

     Seus livros com freqüência trazem como tema acontecimentos fantásticos, descontrolados e por vezes utilizando-se de uma ironia crua. Allsburg foge do lado inocente e confortável da literatura infantil e explora o lado mais sombrio da natureza humana. Um bom exemplo disso está no seu livro The Sweetest Fig (O figo mais doce), cujo tema é a história de um homem bastante egoísta que repentinamente consegue tornar reais seus desejos mais selvagens. Sua ganância acaba sendo a causa de sua ruína - o que não é uma lição de moral incomum, nos livros para crianças - mas Allsburg consegue dar tamanha frieza na caracterização da personagem que imprime um tom amedrontador à narrativa. Em The Wretched Stone (A pedra da desgraça) toda a tripulação de um navio é hipnotizada e controlada pela pedra do título - uma cruel alegoria sobre o efeito negativo da televisão.
     Sua temática também inclui sonhos, os subúrbios, ou objetos que têm vida própria (como os jogos de tabuleiro de Jumanji e Zathura). Uma presença constante em seus livros é o cachorro Fritz.

     Chris Van Allsburg mora em Providence (Rhode Island), com sua esposa Lisa e as duas filhas; Sophia e Anna.

      Fonte de pesquisa  http://pt.wikipedia.org/wiki/Chris_Van_Allsburg





7 comentários:

  1. Quando apresento esta obra para as crianças existe a vontade de emprestar o livro para todos, por isso faço uma lista e acaba a sala de aula inteira fazendo a leitura em casa, para amigos e pais... Se queremos atingir nossos alunos com a leitura, primeiro precisamos dispertar neles o interesse sobre o que se vai ler....

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de postar, este livro também é de capa dura e tem ilustrações riquíssimas...Uma preciosidade mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muuito desse livro!!! Um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir
  4. Este livro é um dos mais solicitados pelos alunos para levarem para casa...e olha que eu conto a história inteira em sala de aula...Parece que ao levarem eles estão dando a ideia da história pertencer a eles....

    ResponderExcluir
  5. Posso entrar na lista! Prometo que cuido bem dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim querida, com muito prazer! Mas precisa esperar passar por todos os alunos..!!

      Excluir